A mim não é incomum que algum amigo pergunte:
O que está fazendo de bom?
E ouça como resposta: POESIA.
Dentre as inúmeras respostas possíveis, essa parece ser meio... entediante?
Desconsertante...?
Isso é muito relativo ao interlocutor.
A sincronia de almas talvez permita ver, a essa resposta,
com algum agrado,
caso contrário... seria eu uma desocupada? Bitolada? Ausente do mundo e de suas urgências?
Ah, os meus amigos, os de e da alma, entendem,
urgente pra mim, sempre foi a Poesia.
"A revolução conquistará para todos o direito não somente ao pão, mas à poesia." (Trotsky)
segunda-feira, 9 de janeiro de 2012
DOMINGO
Queria um domingo menos sangrento,
De flores no lugar de ansiedade,
De música e riso espontâneos,
De poesia e pouca maldade,
De sono e paz.
Queria um domingo de passeios se hora pra voltar,
De descompromisso e alegria sinceros,
De amor e pouco medo.
Queria um domingo de pés descalços,
Roupas largas, de alma liberta.
Queria um domingo de desejos realizados,
Daqueles que somos impedidos de realizar nos outros dias da semana.
Queria um domingo cheio de vida,
E nenhum tédio.
De lasanha e sobremesa, sem nenhuma culpa.
Queria um domingo preguiçoso,
Relapso, gostoso de viver.
Queria um domingo sem o erro da obrigação da igreja,
Queria ser eu a igreja todos os dias da semana,
Como de fato Ele nos propôs.
Queria um domingo sem a eminência da segunda...
É, o quase impossível sempre me atraiu.
De flores no lugar de ansiedade,
De música e riso espontâneos,
De poesia e pouca maldade,
De sono e paz.
Queria um domingo de passeios se hora pra voltar,
De descompromisso e alegria sinceros,
De amor e pouco medo.
Queria um domingo de pés descalços,
Roupas largas, de alma liberta.
Queria um domingo de desejos realizados,
Daqueles que somos impedidos de realizar nos outros dias da semana.
Queria um domingo cheio de vida,
E nenhum tédio.
De lasanha e sobremesa, sem nenhuma culpa.
Queria um domingo preguiçoso,
Relapso, gostoso de viver.
Queria um domingo sem o erro da obrigação da igreja,
Queria ser eu a igreja todos os dias da semana,
Como de fato Ele nos propôs.
Queria um domingo sem a eminência da segunda...
É, o quase impossível sempre me atraiu.
domingo, 8 de janeiro de 2012
ternura
É preciso ternura pra enfrentar os dias maus e os bons
E na mesma medida nos dois, ilimitada.
Só a ternura já basta para tornar a vida menos corrosiva
e os homens, menos indiferentes.
É ela quem dá brilho aos olhos e algum sossego ao coração.
Quando o mundo tritura meus sonhos feito moinho,
e Cartola, sábio, tinha razão,
eu respondo com a ternura,
de quem continua insistindo em sonhar com os pés no chão.
E na mesma medida nos dois, ilimitada.
Só a ternura já basta para tornar a vida menos corrosiva
e os homens, menos indiferentes.
É ela quem dá brilho aos olhos e algum sossego ao coração.
Quando o mundo tritura meus sonhos feito moinho,
e Cartola, sábio, tinha razão,
eu respondo com a ternura,
de quem continua insistindo em sonhar com os pés no chão.
sábado, 15 de outubro de 2011
15 de outubro - O que quer o professor?
E que fique bem claro:
O professor não deseja ser mártir dessa sociedade inescrupulosa.
Ele não quer bajulação, nem falsos aplausos,
Não, ele não quer ser responsabilizado por todas as mazelas desse país
Glorioso e miserável.
Seria injusto demais.
E, pasmem, ele não vê nenhuma glória nisso.
Nem tão pouco no status de salvador da pátria que, ironicamente
Concederam-lhe os poderosos.
E o mais sério e grave, já que estou eu aqui fazendo alusão
ao seu dia:
Professor não quer lembrancinha,
Lembrancinha só não,
Ele quer e merece a lembrança cotidiana de que é um ser humano,
Que lida com a formação integral de outros seres humanos,
E, portanto, merece ser tratado com o mínimo de respeito.
Respeito que a qualidade de Humano exige por si só.
Ele quer exercer sua profissão.
Sim, esse pedido parece elementar,
Mas é urgente e sincero.
Ele quer gestores competentes, leis menos absurdas,
Comportamentos menos paternalistas.
Ele quer melhores salários sim,
Professor não vive de utopia.
Ele quer melhores condições de trabalho,
Só sua persistência diária não soluciona tudo.
Ele quer ver a educação funcionando de fato,
Oferecendo oportunidades reais a quem quer aprender.
Ele está farto dessa pseudo-inclusão,
que acaba por repelir aqueles que desejam aprender,
sob a desculpa de se estar oferecendo educação a todos.
Ele quer o direito de ser aquilo a que foi vocacionado.
E que esse chamado, se é que se pode chamar assim,
Não seja abafado pelas vozes malditas dos incautos,
Corruptos e afins.
O professor não deseja ser mártir dessa sociedade inescrupulosa.
Ele não quer bajulação, nem falsos aplausos,
Não, ele não quer ser responsabilizado por todas as mazelas desse país
Glorioso e miserável.
Seria injusto demais.
E, pasmem, ele não vê nenhuma glória nisso.
Nem tão pouco no status de salvador da pátria que, ironicamente
Concederam-lhe os poderosos.
E o mais sério e grave, já que estou eu aqui fazendo alusão
ao seu dia:
Professor não quer lembrancinha,
Lembrancinha só não,
Ele quer e merece a lembrança cotidiana de que é um ser humano,
Que lida com a formação integral de outros seres humanos,
E, portanto, merece ser tratado com o mínimo de respeito.
Respeito que a qualidade de Humano exige por si só.
Ele quer exercer sua profissão.
Sim, esse pedido parece elementar,
Mas é urgente e sincero.
Ele quer gestores competentes, leis menos absurdas,
Comportamentos menos paternalistas.
Ele quer melhores salários sim,
Professor não vive de utopia.
Ele quer melhores condições de trabalho,
Só sua persistência diária não soluciona tudo.
Ele quer ver a educação funcionando de fato,
Oferecendo oportunidades reais a quem quer aprender.
Ele está farto dessa pseudo-inclusão,
que acaba por repelir aqueles que desejam aprender,
sob a desculpa de se estar oferecendo educação a todos.
Ele quer o direito de ser aquilo a que foi vocacionado.
E que esse chamado, se é que se pode chamar assim,
Não seja abafado pelas vozes malditas dos incautos,
Corruptos e afins.
Assinar:
Postagens (Atom)