quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

ELE ESTÁ AQUI!


“A virgem ficará grávida e dará à luz um filho, e lhe chamarão Emanuel, que significa ‘Deus conosco’”.
Mateus 1:23


Não, não se engane ou deixe iludir pelas luzes que sugerem o consumismo exacerbado nessas noites de tumulto no centro da cidade. O Natal definitivamente não é isso!
O Natal está em toda parte, e eu consigo até mesmo sentir seu cheiro. Ou melhor seria dizer, seu perfume. Ele está entre nós, e seu perfume, impregnando nossas narinas tão habituadas à poluição. Ele é o Natal em seu cerne. E cada lampadazinha, idealizada para a ostentação dessa época de suposta fartura e celebração do consumismo, está na verdade, anunciando sua chegada. Cada homem travestido de bom velhinho, cada bala distribuída, cada toalha com tema natalino, cada rena, cada sino e a cada anjo, espalhados ao redor do mundo, não anunciam outra verdade, se não esta: Jesus está no meio de nós! O amor de Deus se fez carne e passeia em meio a transeuntes agitados e preocupados com suas sacolas de presentes. O amor de Deus, definitivamente nos alcança, através da pessoa de seu filho, que sendo Deus se fez homem, ousando experimentar na própria carne nossas dores, e no espírito, nossas angústias.
Ele está entre nós! A salvação de Deus caminha em meio à multidão, oferecendo-lhe graça, perdão ilimitado e amor incondicional. O menino Deus optou por nascer em um local fétido, cercado por animais, na mais completa simplicidade e pobreza. Isso porque sua missão era clara: Ele veio para servir e não para ser servido. Jesus era consciente de sua missão, e sua missão não era outra, se não agradar ao Pai.
Ele não se preocupava em agradar as pessoas, em parecer gentil ou aceitável, não, Ele não fazia esforço algum para pertencer a qualquer grupo social. Ele queria, desejava ardentemente agradar ao Pai e, tão somente isso. E foi movido por essa consciência tão plena a respeito de si próprio, que Ele, o Deus-homem se entregou à morte na cruz.
O Natal não é absolutamente outra coisa, a não ser a celebração do amor ilimitado e incondicional de Deus.
Ele está aqui!

quinta-feira, 15 de julho de 2010

PRESENÇA

Eu sei onde estou
É bem aqui, você pode ver?

Sentada no sofá da sala, cabelos presos, vestido indiano,
solto, largo, leve
Uma agenda na mão, o barulho da TV ligada não sei pra quem,
As cores das imagens projetando-se vez por outra na parede
E uma vontade imensa de macular o papel com a caneta.

Uma vontade imensa de fingir não saber das dores, das angústias, do mal...
Uma saudade absurdamente profunda daquilo tudo que não vivi.

Eu não estou aqui,
minha alma inquieta, andarilha, não cabe nessa sala,
nem no abandono que esta noite propõe.

Eu estou aí
E você já deve ter sentido meu perfume anunciando
minha doce e forte:
PRESENÇA.

Aqui e lá

Velhos, crianças e mulheres,
Homens, civis e militares,
Carne, alma e sonhos
o são em qualquer parte.

Aqui, no Haiti,
A vida é sempre vida,
sempre banalizada.

A dor sempre dói,
O ódio separa,
A ganância mortifica.

A guerra, a paz,
O caos e o paraíso
o são em qualquer parte.

Aqui ou no Haiti,
só o amor reconstrói.

mEdO

Depois de tanto medo
Depois de tantas lições diárias de medo
Frações de medo
A imposição do medo...

Só consigo chegar a uma conclusão:
Ando com medo de sentir medo.