quarta-feira, 13 de fevereiro de 2008

SENTIDOS

Estou farta e todos os meus sentidos assim estão...

Meus ouvidos fartos

Do bordão desafinado dos derrotados

Dos uivos angustiantes dos medíocres

Da miséria a que eles se submetem

Dessa gente pequena

Remoendo miudezas malditas e insignificantes

Maquinando o mal

Curtindo o tempo entre devaneios maquiavélicos

Indiferente à destreza do tempo

Que sábia e silenciosamente a mata

Das palavras desditas covardemente

Das meias palavras

Dos eufemismos hipócritas

Da festa sem motivo

Minha visão cansada

De assistir sempre à mesma cena

Dos mesmos protagonistas algozes

E da figuração esfaimada e sofrida

De ver que mudam-se as mãos

Contudo, as armas permanecem as mesmas

E minha miopia não me ajuda em nada

Porque tudo isso se aloja feito praga

Muito perto de mim

Meu olfato enojado

Do cheirar continuamente toda essa podridão

A que se resumiu a humanidade

Com todos os seus mortos-vivos

Chega a doer, a arder as narinas

Tão forte é o odor da mentira,

Da falta de caráter e de fé.

Meu paladar comprometido

Pelo azedume dos gritos calados

Engolidos a seco

Sem o mínimo auxílio

De um simples gole d’água

Seja ela ardente ou não

Das injustiças, maceradas a muito custo

E não dos injustiçados

Dos injustos, sob qualquer forma

Desde os mais pedantes

Até os mais luxuosamente engravatados

Dos restos de amor de entre os dentes,

Eliminados furiosamente

Com água, escova e creme dental

Meu tato, quem diria

Insensível

Dominado pelo torpor

De mãos que já não se afagam mais

As mãos que formigam ódio e ganância

Que subornam e atraicionam

E quando estendidas

Desferem tapas violentos, à face

De quem delas espera

Algum afeto


Um comentário:

Érico Marin disse...

Este poema impressiona... O cansaço dos sentidos é a alma exausta, é a impossibilidade de fuga ou alívio. Se o que os ouvidos ouvem, os olhos vêem, a boca prova, o tato experimenta e o olfato cheira é doloroso, o que resta? No fundo, o que todos os sentidos têm pra captar é isto mesmo que você descreveu... Parabéns!